Cine Animazul lançará animação feita por estudantes da rede pública do Ceará em parceria com Ponto de Cultural Animazul

Alunos do Ensino Fundamental de sete escolas de Icapuí, no Ceará, tiveram aulas virtuais sobre roteiro e linguagem da animação para contar uma história que valoriza as riquezas culturais e ambientais do Brasil.

Durante os primeiros tempos de distanciamento social provocados pela pandemia, os estudantes do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Educação de Icapuí, no Ceará, em parceria com alunos do Ponto de Cultural Animazul, no Espírito Santo, encararam o desafio de aprender a fazer um filme de animação mesmo sem poderem se encontrar em uma sala de aula presencial. Após uma aventura cheia de descobertas, os jovens cineastas poderão falar sobre a experiência na live de lançamento do curta “Era uma Vez em Icapuí...”, que acontecerá no dia 13 de outubro, às 15 horas, através do site http://cine.animazul.org.br/

O Cine Animazul foi contemplado com recursos do Funcultura, Governo do Estado Espírito Santo/Secretaria de Estado da Cultura, através do edital de Cineclubismo (003/2019) e conta com a realização do Instituto Marlin Azul/Ponto de Cultura Animazul. O site disponibiliza, para públicos de qualquer faixa etária, acesso livre à coletânea composta por obras de animação que marcaram a história de 22 anos de atividades do IMA em projetos de iniciação e inclusão audiovisual. 

“Esta é a primeira live de lançamento promovida a partir do ambiente do site criado para ser um espaço de difusão e formação da cultura cineclubista. Os estudantes vão lançar o curta e poderão contar como foi o processo de construção de um filme de animação através das aulas remotas”, informa a coordenadora do Instituto Marlin Azul, Beatriz Lindenberg. 

A proposta do site é amplificar as ações do Cine Animazul e criar um espaço virtual de memória do Projeto Animação, disponibilizando, não apenas os curtas-metragens realizados por crianças e adolescentes, como também conteúdos ricos sobre os processos criativos e métodos vivenciados nas oficinas nas escolas.

Entrevistas com alunos e professores, making ofs das oficinas, cenas das gravações em estúdio, lançamentos com trilha sonora e narrações apresentadas ao vivo, fotografias, storyboards, roteiros, podcasts, cartilha, cartazes, flipbooks compõem o acervo do Projeto Animação, agora acessível a todas as escolas, cineclubes, educadores, cinéfilos e público em geral.

O roteiro

“Era uma Vez em Icapuí...” é o primeiro experimento de uma oficina audiovisual do Projeto Animação Ambiental a partir de aulas virtuais. A realização é do Instituto Marlin Azul e da Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo/Governo Federal, com o patrocínio da Aliança Energia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e o apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí (Ceará).

Com carga horária de 20 horas, a oficina foi dividida em dois blocos, sendo dez horas de bate-papo e criação do roteiro e dez horas de conversas sobre linguagem, experimentação de técnicas de animação e produção das cenas. O primeiro desafio foi engajar estudantes de sete escolas no mesmo ambiente virtual, com a instabilidade da internet nos diferentes locais.  

“As escolas estavam enfrentando os desafios do ensino remoto quando propusemos a oficina audiovisual com realização de um filme de animação à distância. Os alunos utilizaram seus próprios celulares ou tablets e mergulharam na brincadeira inventiva durante duas semanas, com muita vontade e determinação”, conta Beatriz.

Na primeira etapa, depois de assistir e comentar curtas de animação, a turma começou a imaginar uma história através do debate de ideias e do exercício da criação coletiva. A cineasta Luelane Corrêa conduziu o processo a partir de provocações que levavam o aluno a despertar a curiosidade, a criatividade, a imaginação e a capacidade de expressão para elaborar situações com inspiração e temática ambiental.

Os estudantes decidiram montar um enredo que tivesse uma aventura, um vilão em busca de um segredo, um mapa do tesouro guardado pelos antepassados e ainda pudesse valorizar o lugar aonde vivem. Ao longo da oficina de roteiro, uma ideia foi complementando a outra até aparecer o fio da história, o argumento, os personagens e as situações desenvolvidas a cada cena. 

A animação 

Após a construção do roteiro, os alunos se depararam com um novo desafio: contar a história por meio de imagens em movimento. Chegara o momento de desenhar e aprender sobre planos, cenas, enquadramentos e ritmo. A utilização de aplicativos para demonstrar e propor exercícios sobre as principais técnicas de animação, como stopmotion, ajudou a turma a entender os princípios básicos do cinema de animação.

Uma das soluções apresentadas pelos alunos para compor as cenas foi representar os cenários por fotografias de praias e casas da região, o que contribuiu para que cada participante trouxesse uma referência geográfica, cultural e ambiental da sua localidade.

“Fomos experimentando as possibilidades de interação no online para a troca de ideias visuais. Dividimos as tarefas de fazer os desenhos de personagens e fotografar as referências dos cenários na cidade de Icapuí. Os alunos traziam essas imagens e comentávamos e, aos poucos, íamos definindo juntos os detalhes de cada ação, cena a cena”, conta a animadora Analucia Godoi, responsável por orientar a segunda etapa da oficina.

De posse do storyboard, uma espécie de quadrinhos com as principais cenas, e com a gravação das falas dos personagens, a turma editou um animatic, ou seja, foi possível inserir áudios quadro a quadro, calcular o tempo de cada sequência, e assim, definir o ritmo do filme, como se fosse um esboço, antes da montagem final da obra. Em cada etapa, os alunos aprendiam um pouco mais sobre a combinação da imagem e do som da narrativa cinematográfica.

Para aprimorar o processo de animação, o filme também contou com a participação dos alunos do Ponto de Cultura Animazul, com sede em Vitória, no Espírito Santo, que complementaram alguns movimentos e animaram pequenos trechos, incrementando o trabalho de produção coletiva do projeto. “Era uma Vez em Icapuí...” apresenta desenhos em 2D e cenários fotografados e desperta a reflexão em torno de valores como o resgate, o respeito e a preservação das riquezas culturais e ambientais.

SERVIÇO

 Live de lançamento do filme

Era uma Vez em Icapuí... (Animação, 10min, COR, CE)

Direção, roteiro e animação: Alunos de Ensino Fundamental da Rede de Ensino de Icapuí (CE)

Sinopse: Num luau em volta da fogueira, um pescador narra a aventura vivida em Icapuí em busca do tesouro guardado há muitas gerações.

Data: 13/10

Horário: 15h

Endereço da transmissão: cine.animazul.org.br

(Por Simony Leite Siqueira - AsImp/Instituto Marlin Azul) – Foto: Divulgação/Instituto Marlin Azul