EUA: Elton John pede “pé no acelerador” na luta contra a Aids

O astro pop britânico Elton John pediu que senadores dos Estados Unidos precisa autorizar a extensão do PEPFAR por mais cinco anos antes de 30 de setembro.”

O astro pop britânico Elton John pediu aos senadores dos Estados Unidos nesta quarta-feira que não relaxem na luta contra o HIV e a Aids, conforme o Congresso enfrenta um prazo em setembro para reautorizar o programa multibilionário dos EUA de combate à doença.

“Não há melhor símbolo da grandeza americana do que o PEPFAR, e todos vocês deveriam estar muito orgulhosos de seus esforços extraordinários”, disse John, cuja fundação levantou centenas de milhões de dólares para combater a Aids, em uma audiência do Comitê de Relações Exteriores do Senado sobre a reautorização do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para Alívio da AIDS (PEPFAR), via videoconferência. 

O Congresso precisa autorizar a extensão do PEPFAR por mais cinco anos antes de 30 de setembro.

O PEPFAR, criado em 2003 pelo então presidente republicano George W. Bush, tem o apoio de republicanos e democratas. Espera-se que o programa seja reautorizado, mas o esforço pode ser complicado por divisões partidárias

“Precisamos manter o pé no acelerador. Chegamos tão longe em tão pouco tempo, relativamente. Ao estender o PEPFAR por mais cinco anos e financiá-lo integralmente, juntos podemos continuar a marcha para acabar com a Aids para todos em todos os lugares e sem deixar ninguém para trás”, disse o cantor.

Um valor específico não foi definido para a reautorização, mas o Congresso normalmente aprova entre 6,5 bilhões e 6,9 bilhões de dólares para o PEPFAR a cada ano. (Reportagem de Patrícia Zengerle - da Reuters - https://istoe.com.br/author/reuters/) – (Foto: REUTERS/Anna Gordon/)

Deixe seu Comentário